Institucional

A Oficinal Alimentos é uma empresa familiar. Nosso ramo de atividades começou com uma farmácia de manipulação em 1984. Foi no contato com fornecedores da Oficinal Farmácia que os proprietários, Gizela e José Alexandre, começaram a trabalhar com chás produzidos de forma orgânica (sem agrotóxicos) e biodinâmicos, uma forma de produzir alimentos que envolve conceitos elaborados a partir das idéias de Rudolf Steiner (antroposofia). 


Desde então, os fundadores, a farmacêutica Gizela e o cirurgião dentista José Alexandre, começaram a estudar diferentes metodologias de cura e desenvolvimento humano. Aprofundaram os conhecimentos e especializaram-se, entre outros, em :- Homeopatia, Antroposofia, Terapia Floral, Fitoterapia, Acupuntura e Medicina Nish, uma medicina alternativa baseada em alimentação notadamente cru e vegana e de exercícios físicos específicos os quais estimulam a imunidade e a saúde física e mental. Novos horizontes abriram-se ao descobrirem que a saúde não era somente a ausência de doença e que através de uma alimentação e estilo de vida saudáveis, o indivíduo poderia não só melhorar a sua qualidade de vida, mas também evitar várias enfermidades.


As famílias de José Alexandre e Gizela vêm de gerações de pequenos agricultores na região de Franca/SP, conhecida como região da Alta Mogiana, desde a infância ambos tiveram contato com a terra e essa forma de agricultura familiar e natural. Em 2002 lançaram a primeira marca de Café Orgânico da região :- o Café IAO (www.iaoorganicos.com.br). Em 2004, durante uma feira de produtos orgânicos na Alemanha (Biofach), José Alexandre juntamente com outros produtores da região fundaram a Associação Brasileira de Orgânicos (BRASILBIO) e já em 2007, ele assumiu a presidência com o propósito de atuar em prol da agricultura ecológica e familiar. Desde sua fundação, a Brasilbio já participou de momentos importantes da história do setor no País. Entre eles, a realização da Bio Brazil Fair (Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia) que acontece desde 2005 e, no âmbito legal, destaca-se pela regulamentação da Lei dos Orgânicos, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2011, com o objetivo de melhorar a garantia da qualidade dos alimentos orgânicos comercializados no País, e a assinatura do decreto que simplificou o registro de insumos usados nesse tipo de agricultura em 2009.


Todos esses conceitos foram aplicados, primeiramente, dentro do ambiente familiar e através da experimentação foram chegando ao ideal que hoje se materializa na forma da Oficinal Alimentos. Foi dentro de casa que passaram a se especializar em receitas vegetarianas e veganas. Ao longo do tempo, aderiram a outras práticas saudáveis de alimentação, como a redução do consumo de glúten e de lactose nas dietas cotidianas. A fim de compartilhar com a sociedade, esses conhecimentos e experiências adquiridos e também com a chegada dos filhos para trabalhar nas empresas, inauguraram em 2009 a Oficinal Alimentos Orgânicos e Naturais, loja e restaurante. 


MISSÃO

Promover a felicidade, desenvolvimento social e ambiental e a vida oferecendo uma alimentação saudável, alimentos provenientes da agricultura familiar e orgânicos e trabalhando para a disseminação da sustentabilidade no Planeta. 


VISÃO

Ser um espaço harmonioso, onde a beleza, a prosperidade e os benefícios da integração com a natureza sejam sentidos. Seja pelo comércio de alimentos saudáveis, processados ou in natura (verduras e legumes frescos) como um loja/restaurante vegetariano e orgânico, seja pela união de esforços e talentos de diferentes profissionais da área de saúde sob valores e objetivos comuns.


VALORES

Verdade, responsabilidade, respeito, visão do ser humano integrado (consciência do todo), amor e cuidado-essencial.